Quase 40 milhões ficarão sem segurança na internet em 1º de janeiro


Diversos países emergentes ao redor do mundo, assim como alguns cidadãos brasileiros, ficarão parcialmente desprotegidos ao navegar na internet já nas primeiras horas do dia 1 de janeiro de 2016. Ao todo, serão quase 40 milhões de usuários deixados para trás com a atualização dos protocolos de segurança da web.

Hoje, ao usar o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge, um ícone de um cadeado e a sigla HTTPS surgem no início da maioria dos endereços eletrônicos disponíveis na web. Isso indica que a página que você está tentando acessar é devidamente criptografada e segura - como o Facebook e o Gmail.

O certificado que garante a um site sua segurança é conhecido atualmente como SHA-1. Contudo, o CA/Browser - grupo que determina quais páginas ganham essa certificação - decidiu que o SHA-1 não é mais tão seguro, e, a partir de 1 de janeiro de 2016, só emitirá certificados no padrão SHA-2.

É aqui que entra o problema. Navegadores ou sistemas operacionais mais antigos não possuem suporte para o novo padrão, e, por isso, não serão capazes de validar a autenticidade de páginas como a do Facebook e outras áreas criptografadas da internet. Na prática, celulares lançados há mais de 5 anos, por exemplo, não terão mais a mesma segurança para navegar na web.

Dependendo da plataforma e do navegador usado, é possível que esses sites sequer sejam liberados para o usuário que não tiver suporte ao SHA-2. Na China, por exemplo, cerca de 6% dos internautas serão afetados pela mudança, que atinge principalmente mercados emergentes.

Organizações como a CloudFlare e o próprio Facebook já se mobilizam para evitar que 40 milhões de pessoas sejam prejudicadas na virada do ano. A rede social já até apresentou sua alternativa: construir um mecanismo de código aberto que permita aos desenvolvedores habilitarem versões mais antigas de seus browsers ao SHA-2.

Se você usa uma versão do Google Chrome superior à 39; Mozilla Firefox 37 ou mais novo; ou Microsoft Edge, navegador padrão do Windows 10; não há com o que se preocupar. Esses browsers já possuem suporte ao padrão SHA-2. Mas se estiver em um Android 2.2, ou mesmo no Windows XP, seus dias de segurança na web estão contados. Pelo menos enquanto uma solução definitiva não for encontrada.

Via Buzzfeed News/Olhar Digital

Alexandre quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Sabe aquelas luzes natalinas? Pois é, podem interferir no sinal wi-fi.


Segundo a Ofcom a conexão da sua casa pode piorar agora no natal.  Isso se deve ao fato das luzes natalinas usadas para enfeitar casa e cidades inteiras podem causar interferência na rede.

A Ofcom é um organismo regulador do mercado de telecomunicações na inglaterra.  Segundo eles, coisas comuns como babás eletrônicas, lâmpadas e fornos de microondas também são causadores de interferência.

Para reduzir a possibilidade de problemas, a Ofcom lançou um aplicativo para celulares e tablets que checa a qualidade do sinal Wi-Fi no ambiente buscando falhas que possam causar lentidão.  O aplicativo sugere correções sempre que uma brecha é encontrada.

A Ofcom destaca que é comum na Inglaterra os clientes contratarem planos robustos de internet e depois não conseguirem aproveitar o potencial da rede por completo devido a essas pequenas interferências.

Nós, particularmente, já verificamos também outros problemas que impediam que nossos clientes subutilizassem seus planos de internet, mas esse assunto fica pra outro post.


Com informações da Ofcom e Olhar Digital

Alexandre terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Diferença entre cartuchos HP comuns, XL e Linha EveryDay (série b)

Apesar de já existir há alguns anos, muitos clientes ainda nos perguntam qual a diferença entre os cartuchos HP comum, XL e cartucho série "b".  Daí a intenção deste post, explicitar tais diferenças.



Alexandre terça-feira, 24 de novembro de 2015
Configurando o servidor de horário no windows 2008 server

Para configurar o servidor de horário no windows 2008 server siga os passos abaixo:

1. Execute o prompt de comando como administrador no servidor.


2. Digite o comando; w32tm /config /syncfromflags:manual /manualperrlist:time.microsoft.com


3. No local "time.microsoft.com" você poderá alterar para o seu servidor NTP de preferência.  Eu particularmente uso o NTP.BR


4. Finalize com o comando: w32tm /config /update



5. Seu servidor já está configurado com o seu servidor NTP preferido.


Alexandre quinta-feira, 19 de novembro de 2015
PF prende grupo que gerenciava o site Mega Filmes HD

Fonte: Estadão


Operação Barba Negra cumpriu mandados de prisão temporária; portal recebeu 60 milhões de visitas por mês no 1º semestre do ano

BRASÍLIA - A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira para desarticular uma organização criminosa especializada na prática de crimes contra direitos autorais pela internet. Batizada de Barba Negra, a operação cumpriu dois mandados de prisão temporária. Outras cinco pessoas foram ouvidas pela PF em condução coercitiva. Também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.

O grupo gerenciava o portal Mega Filmes HD, que oferece um acervo de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows de forma pirata na internet. O site transmite programas antes mesmo das estreias oficiais. Segundo a PF, o portal recebeu 60 milhões de visitas por mês no primeiro semestre deste ano, sendo 85% de brasileiros e 15% de países como Portugal e Japão. Em uma das redes sociais, o site tem mais de 4,5 milhões de seguidores.

A renda era obtida pela publicidade cobrada do site. Foram bloqueadas as contas bancárias de sete suspeitos de gerenciar o site. Os investigados serão indiciados pela prática de crimes de constituição de organização criminosa, com pena de três a oito anos e multa e de violação de direitos autorais com pena de dois a quatro anos e multa.

Até às 9h20 desta quarta-feira, o site continuava operando normalmente.

Alexandre quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Os melhores antivírus para Windows 7 segundo a AV-Test

Fonte: Olhar Digital


Um teste realizado pelo AV-Test revelou os melhores antivírus para computadores rodando o sistema operacional Windows 7 - que, segundo o site, ainda é o mais usado do mundo em desktops. O teste avaliou as soluções antivírus nos quesitos proteção, performance e usabilidade.
Segundo a avaliação do site, o melhor antivírus é o BitDefender, que recebeu a nota máxima de 6 pontos em cada um dos quesitos. Em segundo lugar ficou o McAfee, que teve 5,5 em performance, e o Kaspersky ficou em terceiro, por ter um 5,5 em proteção.
Dentre os antivírus gratuitos, o melhor avaliado foi o Avira, que tirou 6 em proteção, 5 em performance e 6 em usabilidade. Os piores avaliados foram o da Microsoft (3 de proteção, 5 em performance e 6 em usabilidade) e o da QuickHeal (4,5, 3 e 5 pontos nos mesmos quesitos).
Com relação a soluções corporativas, a melhor avaliada foi a Trend Micro, com 6 pontos em tudo, seguida por BitDefender e McAfee (que tiraram 5,5 em performance). Os piores nessa categoria foram o da Microsoft (2,5 em proteção, 5 de performance e 6 de usabilidade) e o Seqrite (4, 2,5 e 5,5 nos mesmos quesitos).


Alexandre
Mais de 5 mil contas do Estado Islâmico no Twitter são derrubadas pelo Anonymous



A principal estratégia do grupo Anonymous parece mesmo ser desarticular a comunicação e a propaganda do Estado Islâmico. Nesta terça-feira, 17, os hackers anunciaram ter conseguido derrubar mais de 5.500 contas do Twitter ligadas à organização terrorista, à qual declararam guerra um dia antes.

"Nossa capacidade de derrubar o EI é um resultado direto de nossos sofisticados hackers, mineradores de dados e espiões que temos em todo o mundo", disse Alex Poucher, porta-voz do Anonymous, à agência de notícias russa RT. "Eles nao têm hackers como os nossos".

De acordo com ele, o grupo Anonymous possui agentes "muito, muito próximos" ao Estado Islâmico em campo, e que tem acesso a ferramentas eletrônicas que "podem ser melhores que as ferramentas de qualquer governo" para combater os terroristas pela internet.

Segundo um relatório da organização Foreign Policy, só neste ano, hackers do Anonymous já tiraram do ar cerca de 150 páginas da web ligadas ao Estado Islâmico. Além disso, o grupo denunciou também cerca de 100 mil perfis no Twitter, aguardando resposta da rede social.

Fonte: Olhar Digital

Alexandre terça-feira, 17 de novembro de 2015
Hackers do grupo Anonymous ameaçam o Estado Islâmico

Hackers do grupo Anonymous divulgaram um vídeo ameaçando o Estado Islâmico
Foto: Reprodução do Youtube
Hackers do grupo Anonymous divulgaram um vídeo ameaçando o Estado Islâmico.

Hackers do grupo Anonymous divulgaram uma mensagem advertindo os terroristas do Estado Islâmico. Num vídeo divulgado no Youtube um homem com a máscara de Guy Fawkes fala, em francês, que “Anonymous de todo o mundo vão te caçar”.

Ele também afirma que o grupo irá encontrá-los e vai lançar ataques cibernéticos contra o EI. “A guerra está declarada. Se prepare. Os franceses são mais fortes do que vocês e vão sair dessa atrocidade ainda mais fortalecidos”, diz o homem mascarado.

Segundo o jornal “Metro”, numa publicação no Twitter o grupo afirmou que está revoltado. “Estamos furiosos com o abate repetido de cidadãos inocentes em nome de uma religião pacífica. Vocês claramente não respeitam crenças e não têm respeito pela vida humana e pela evolução. Nós vamos pegá-los e vamos combater vocês mais do que nunca”, diz a publicação.

Os hackers ainda desejaram boa sorte a todos que vão trabalhar para derrubar as comunicações cibernéticas e contas do Estado Islâmico.





Fonte: Jornal Extra

Alexandre segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Fabricantes de computadores não encorajam uso do Windows 10



A Microsoft parece ter encontrado mais um obstáculo na sua missão de fazer com que o maior número de dispositivos possível rode o Windows 10. Algumas fabricantes de computadores, como a Dell e a HP estão desencorajando seus clientes a fazerem a atualização, ou pedindo para que eles voltem à versão antiga.

Essa atitude das fabricantes foi descoberta durante uma pesquisa sobre suporte técnico feita pela revista Laptop. Quando procuradas, elas não negaram que estavam fazendo isso, dizendo que por mais que estejam comprometidas com o Windows 10, o objetivo é resolver os problemas dos computadores, mesmo que isso signifique falar para os seus clientes não usarem essa versão.

A explicação dada é a de que um computador antigo não foi projetado para rodar a versão mais recente do Windows, então é difícil prever como isso funcionará. Além disso, o treinamento dado originalmente aos atendentes não incluia problemas que surgiram apenas com o novo sistma operacional, o que torna sua atitude compreensível.

Via Engaget



Também sempre costumamos aconselhar o mesmo aos nossos clientes. Mudar de sistema operacional sem mudar para um novo equipamento sempre implicará em algum problema. Existem incompatibilidades de Hardware e Software que, por muitas vezes, trarão bastante dores de cabeça mesmo a um usuário doméstico.

Além disso nunca foi incomum encontrar muitos bugs nas versões do windows e isso é fácil de entender, há prazo para lançamento das versões que atendem a um mundo inteiro, onde há vários equipamentos diferentes, fabricantes diferentes, idiomas diferentes, e por aí vai.

Mesmo com um equipamento novo nunca gostamos de sermos os primeiros a usar uma nova versão do windows.


Alexandre segunda-feira, 9 de novembro de 2015
Novo vírus ataca raiz do Android e é quase impossível de ser removido



O portal Olhar Digital divulgou hoje (6) que pesquisadores descobriram um tipo de vírus para Android que desvirtua as permissões mais profundas do sistema operacional e é praticamente impossível de ser removido.

O time da empresa especializada em segurança móvel Lookout encontrou mais de 20 mil aplicativos contendo o código em questão. Todos eram versões alteradas de apps legítimos como Facebook, Twitter e até mesmo do Okta, um serviço que provê autenticação de dois fatores.

Os apps operam de forma idêntica aos originais, com a diferença de que estão disponíveis fora da Google Play, em lojas terceirizadas. Depois de instalados, eles se infiltram nas raízes do Android e conseguem se incluir entre os aplicativos do sistema, garantindo permissões que poucos apps possuem.

“Para os indivíduos, ser infectado (...) pode significar uma ida à loja para comprar um telefone novo”, escrevem os pesquisadores no blog da Lookout. “Como essas peças de adware se enraízam no dispositivo e se instalam como aplicações de sistema, eles se tornam quase impossíveis de serem removidos, normalmente forçando as vítimas a substituir seus dispositivos para retomar a normalidade.”

Os pesquisadores destacaram que por ora a técnica tem sido explorada apenas para forçar a exibição de publicidade, mas nada impede que os hackers façam coisas mais graves, uma vez que é possível desestabilizar toda a cadeia de segurança do Android com esse tipo de permissão.

Só que para tudo isso ser possível os atacantes precisam que os usuários se disponham a instalar aplicativos fora da Google Play, o que nunca é uma boa ideia.

Alexandre sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Oi e Tim eliminam taxas em ligações entre operadoras


O portal Olhar digital publicou a noticia hoje de que a Oi anunciou que alterará os seus planos de negócios de maneira que todas as ligações feitas pelos seus clientes sejam contabilizadas no mesmo pacote de minutos. Em outras palavras, ligações para outras operadoras e ligações de Oi para Oi passarão a ter o mesmo valor para os clientes.

Segundo a operadora, as mudanças em seus planos de negócios vieram como resultado de uma pesquisa que durou mais de dez meses e entrevistou mais de cinco mil consumidores, de todas as regiões do país e que usavam planos pré, pós e controle de diversas operadoras.

Inicialmente, a operadora disponibilizará apenas planos pré-pagos com essa nova modalidade de cobrança. A partir do dia 25, contudo, a novidade será estendida também para os planos pós-pagos e controle. Assim como alegado pela TIM, um dos objetivos da Oi é acabar com a necessidade de o cliente utilizar diversos chips para falar com todos os seus contatos.

Os planos pré-pagos começam em R$ 40 por mês (por 300 minutos mensais para falar com qualquer telefone do Brasil, 1GB de internet 4G, 500 mensagens SMS para qualquer operadora e acesso à rede oi WiFi. A proximidade da mudança dos planos da Oi com os da TIM, recém-anunciada também, parece fortalecer a hipótese de que as duas operadoras se unirão nos próximos meses.

Alexandre
Removendo VNPAPPs do Chrome



Se você já teve sua máquina infectada por esse adware já deve saber que ele é horrível!  Ele toma todo o seu browser com propagandas cobrindo textos e fotos do site que está tentando ver.

Bem, a dica pra remoção é simples.

Primeiro vamos para o básico:  tenha um antivirus instalado e atualizado no seu micro.  Faça uma varredura completa.

Tenha também, se possível, um anti-malware.  Eu uso o SpyHunter, mas o YAC e o malwarebytes também são ótimos.  Faça uma varredura completa.

Agora, depois disso, provavelmente o VNPAPPs continuará agindo.  No chrome, vá em configurações -> mostrar configurações avançadas e clique no botão "Redefinir Configurações".

Feche o Chrome e abra-o novamente.

Pronto, agora seu browser está totalmente limpo.

Observação:  Se você sincroniza seu perfil do chrome é necessário que o procedimento seja repetido em cada dispositivo sincronizado.




Alexandre terça-feira, 3 de novembro de 2015
Os 10 Mandamentos da T.I.


  1. Não mexerás na gambiarra alheira;
  2. Não duvidarás da capacidade do usuário;
  3. Nem tudo o que fizeres saberás explicar como o fez;
  4. Nem tudo na informática é o que parece ser;
  5. Aprenderás a fazer um bom café;
  6. Temerás atualizações do Java e do Windows;
  7. Entnderás todas as explicações do tipo "deu um erro do não sei o que lá";
  8. Manterás a calma em paradas de sistemas e servidores;
  9. Não tropeçarás nos cabos de rede;
  10. Não farás atendimento sem chamado aberto.


PS.: E se nada funcionar:  REINICIE O PC!




*Autor desconhecido!

Alexandre sexta-feira, 23 de outubro de 2015
Riscos das recargas em domicílo/local de trabalho



Vivemos numa sociedade apressada e imediatista e, como todo bom brasileiro, deixamos sempre prá última hora. Daí surgem as recargas de toner/inkjet em domicílio e, na pressa de resolvermos nosso problema, abrimos nossas portas de casa ou empresa para pessoas que não conhecemos.

Vamos falar de alguns motivos pelos quais não fazer a recarga em domicilio:

SUJEIRA:
 a sujeira provocada pela recarga de toner é terrível. O pó de toner é muito fino, é tóxico e é composto de material plástico e material magnético o que o faz aderir ainda mais aos objetos e é corrosivo, principalmente os materiais a base de borracha são facilmente danificados. Por isso traz danos à saúde e ao meio-ambiente. Já imaginou esse pó nos seus pulmões? Usamos máscaras, luvas e outros equipamentos para trabalhar com toner. Não é à toa que existem dezenas de fabricantes oferecendo equipamentos para a coleta do pó que é retirado do seu cartucho. Sim, retirado, o cartucho possui um compartimento que chamamos de "lixeira", o resíduo deixado a cada impressão é depositado ali e precisa ser esvaziado, senão ao encher e reutilizar ele não terá espaço para receber os novos resíduos fazendo-o vazar e danificar sua impressora. 


RISCOS À SUA IMPRESSORA: já parou prá pensar que a sua impressora é que será a impressora de teste? Se algo falhar e vazar o toner dentro do seu equipamento quem realizou a recarga irá fazer a manutenção gratuita do seu equipamento?


FALTA DE SEGURANÇA: Vivemos num tempo onde se gastam fortunas com equipamentos de segurança e os especialistas continuam afirmando que o ponto mais fraco da segurança é o fator humano! E eles estão certos. Provavelmente você tem na sua casa ou empresa sistemas de câmeras de vigilância, porteiro eletrônico, alarme, portões fortes, todavia, somos capazes de destrancar tudo e colocar alguém que nem conhecemos, que não sabemos o endereço, não sabemos a verdadeira identidade e índole e o colocamos em nossos lares, nosso local de trabalho por 30, 40 minutos ou mais (apenas para um cartucho).


GARANTIA: Quando recorremos à recarga em domicílio não recebemos nota fiscal e qual será a garantia? Se algo falhar e ao procurar a pessoa que fez a recarga será que você a encontrará? Se não encontrar a quem irá recorrer?

Enfim, há muitos motivos para não fazer recarga em domicílio. Eu me restringi apenas a esses.
Precisando de recarga de toner profissional fale conosco.

Alexandre
Problemas Comuns com Certificados Digitais no Windows



Alguns procedimentos devem ser observados na instalação de certificados digitais no windows para uso no Centurion e outros programas:

Certifique-se de que o seu certificado já aparece na opção conteúdo->certificados digitais no internet explorer.

Não esqueça de instalar também toda a cadeia de certificados indicada pelo emissor do seu certificado.

Se aparecer a mensagem "erro no suporte a canais seguros" verifique também no internet explorer -> opções de internet -> avançadas,
desmarque usar SSL 3.0 caso esteja marcado, marque usar SSL 2.0 e caso TLS 1.0 não esteja marcado, marque e desmarque as TLS 1.1 e 1.2

Outro erro comum é "não foi possivel estabelecer uma conexão com o servidor de revogação", neste caso abra o Internet Explorer e vá ao menu "Ferramentas" -> "Opções da Internet" clique na aba "Avançadas" desça a barra de rolagem até o fim e desmarque as opções "Verificar revogação de certificados do servidor*" "Verificar se há revogação de certificados do editor" e teste novamente para ver se o erro ainda ocorre.
Isto se deve ao fato da maioria dos programas utilizarem a api do windows para acesso ao certificado digital que é configurado dentro do internet explorer.

Alexandre
11 mitos da tecnologia


Recarregar o celular quando ainda há carga destrói a vida útil da bateria? A navegação anônima é realmente anônima? Mais megapixels significam uma câmera melhor? Confira abaixo 11 mitos bastante comuns da tecnologia e não não caia mais nessas:

1. Macs não pegam vírus
Há uma crença muito forte de que os computadores da Apple não são suscetíveis a malwares, incentivada inclusive pela própria empresa, que costumava dizer que seus PCs não eram tão vulneráveis quando os Windows. Mas não é bem assim: em 2012 um trojan afetou milhares de computadores Mac, o que causou até uma mudança na estratégia de marketing da companhia. Na dúvida, é sempre bom ficar atento e usar a internet com segurança.
2. A navegação em modo privado mantém o usuário realmente anônimo
Navegar em modo anônimo significa somente que o navegador não vai guardar o histórico de navegação, importar os favoritos ou entrar automaticamente nas contas do usuário. Apesar de evitar que outras pessoas saibam o que é acessado, o recurso não mantém a identidade oculta nos sites visitados.
3. Deixar o celular conectado ao carregador destrói a bateria
Muitas pessoas acreditam que deixar o celular conectado ao carregador mesmo depois de a bateria estar totalmente carregada pode prejudicar a vida da bateria do telefone, mas não há nenhum indício de que isso aconteça. Smartphones atuais vêm com baterias de íon-lítio, que são inteligentes o suficiente para parar de carregar quando atingem a capacidade total.
4. Carregue o celular só quando a bateria estiver quase no fim
Outro mito muito popular sobre as baterias. Na verdade, pode ser melhor ainda carregar o dispositivo antes de a bateria ser drenada totalmente. As baterias têm um número limitado de ciclos de carga antes de perderem a capacidade de reter energia. Os ciclos são definidos como o carregamento de um aparelho de 0 a 100% de sua capacidade. Por isso, não fique preocupado: carregar com um pouco de bateria evita “gastar” mais um ciclo completo.
5. Mais megapixels significam sempre uma câmera melhor
A qualidade de uma foto é determinada em grande parte pela quantidade de luz que o sensor da câmera é capaz de absorver, e não pela quantidade de pixels do dispositivo. O que realmente importa é o tamanho dos pixels, e não seu número. “ Funciona mais ou menos como segurar um dedal em uma tempestade para tentar pegar água.Quanto maior for o dedal, mais fácil é pegar mais gotas em um curto período de tempo ", explica o fotógrafo profissional Mattew Panzarino.
6. Quanto maior a resolução de tela em um smartphone, melhor
Nem sempre. Alguns especialistas afirmam que em determinado ponto, a resolução da tela simplesmente não faz diferença, já que o olho humano não consegue discernir melhorias na imagem quando ela ultrapassa 300 pixels por polegada.
7. É ruim usar o carregador do iPad no iPhone
Na verdade, este mito é um pouco mais complicado. Apesar de o site da Apple afirmar que o carregador do iPad pode servir tanto para o tablet quanto para o smartphone, há indícios de que a utilização prolongada (todos os dias por mais de um ano, no mínimo) pode tornar a bateria do iPhone menos eficiente
8. Não é bom desligar o computador todos os dias
Muita gente costuma deixar o notebook em modo de espera, para garantir que aplicativos utilizados estejam ao alcance das mãos rapidamente, mas a verdade é que é bom desligar a máquina regularmente. Fazer isso economiza energia e “dá um tempo” para os componentes do PC, contribuindo para sua longevidade.
9. Segurar um imã perto do PC vai apagar todos os seus dados
A ideia não está errada, mas seria necessário ter um imã realmente grande para acabar com o HD de um computador. Pode ficar tranqüilo: um imã de geladeira não vai causar nenhum estrago.
10. Celulares dão câncer cerebral
Quase todo mundo sabe que os telefones emitem uma radiação que pode ser absorvida pelo tecido humano, mas não há evidências conclusivas que mostram a ligação entre os aparelhos e o câncer. Veja o que o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos diz:
"Embora existam preocupações de que a radiação emitida por telefones celulares afete o cérebro e outros tecidos, até agora não há nenhuma evidência de estudos de células, animais ou seres humanos que a energia de radiofreqüência possa causar câncer".
11. Mais sinal garante uma internet mais rápida
As barras de sinal não garantem necessariamente uma boa recepção, elas apenas indicam que o usuário está perto de uma torre de celular. Outros fatores interferem na velocidade da internet, como o número de pessoas que utilizam a mesma rede, por exemplo.

via BusinessInsider

Alexandre sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Dados não gravam no Firebird com SimpleDataset no delphi 7


Se você está tendo problemas ao tentar gravar dados usando delphi 7 + dbexpress + firebird usando o componente tSimpleDataset tenha atenção para os detalhes:


  • O nome da tabela da sua consulta SQL (propriedade commandtext do dataset) faz diferenciação entre maiusculas e minusculas.  Normalmente, nome das tabelas são todas em maiúsculas.
  • Sim, deveria dar um exception avisando que a tabela não existe, mas isso não ocorre.  Para ter certeza que este é o problema trate o erro no evento OnreconcileError do tsimpledataset
Se observar esses passos não terá problema com o simpledataset que, apesar disso, ainda é um componente prático para o acesso a dados no delphi 7


Alexandre sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Parou? Melhor Trazer pra quem entende!

Quando o nosso computador pára a primeira pergunta é: O que fazer?

São muitos os que entregam seus equipamentos a curiosos e depois acabam pagando caro por isso, afinal, são horas de trabalho, arquivos, uma vida digital inteira dentro do seu equipamento.

O prejuízo provocado por curiosos vai desde conteúdo apagado (imensurável esse prejuízo) a equipamentos danificados e furtos (memória, HD, etc).

Bem, a Bugfree foi fundada em 1999, são 16 anos de experiência como empresa, mas antes disso, ganhei meu primeiro computador aos 12 anos de idade - um TK2000 Color. Se contarmos toda a experiência acumulada desde o primeiro computador já serão 32 anos de experiência!!! Uauuuu!!!  Estou mesmo velho!!!!
Algumas empresas as quais prestamos serviços são nossos clientes há mais de vinte anos, sim vinte anos de contrato, que começou comigo como autônomo e depois com a Bugfree do Brasil.

Eu poderia contar muitos casos que já presenciei de empresas e pessoas que de uma forma ou de outra foram lesadas por curiosos ou, até mesmo, malandros travestidos de técnicos, mas não quero entediá-los com isso.

Por isso, antes de levar seu equipamento a uma empresa veja se ela tem história.  Nós temos!

Abraço a todos.


Alexandre quinta-feira, 1 de outubro de 2015
Sexo: Masculino, Feminino ou Outro??? Como assim?


Acho que estou ficando antiquado demais para esse "moderno mundo novo"! 
Ao precisar criar uma nova conta no gmail me deparei com o formulário de cadastro onde o campo "sexo" possui um drop-down com três opções!!!  Isso mesmo, três opções:  Masculino, Feminino e, pasmem, OUTRO!!!

O que seria outro?  Comecei a programar com 12 anos de idade e aos 44 anos é a primeira vez que vejo algo assim.  Eu não sei se rio ou choro!


Pois é meus amigos, a ditadura gay já chegou em nossos softwares!


Alexandre segunda-feira, 14 de setembro de 2015
InputBox com valor Double


Me deparei com um problema ao tentar usar o Inputbox num sistema com valores double.

Ao consultar o help vi que era possível, mas não funcionava.  A sintaxe exigida era sempre a mesma para string.

Consultando google aparecem vários exemplos mas sempre no modelo default de solicitar uma string, nunca com valores numéricos.

Bem, se você programa em delphi e assim como eu ficou frustrado ao tentar usar o InputBox com valores que não sejam string (integer ou double) como informado no help aqui vai a soluçao:

Basta incluir na clausula uses a unit "QDialogs".

Resolvido.
Abraço a todos!

Alexandre sexta-feira, 11 de setembro de 2015
‹‹ Postagens mais recentes

Feature Label Area