Os 10 Mandamentos da T.I.


  1. Não mexerás na gambiarra alheira;
  2. Não duvidarás da capacidade do usuário;
  3. Nem tudo o que fizeres saberás explicar como o fez;
  4. Nem tudo na informática é o que parece ser;
  5. Aprenderás a fazer um bom café;
  6. Temerás atualizações do Java e do Windows;
  7. Entnderás todas as explicações do tipo "deu um erro do não sei o que lá";
  8. Manterás a calma em paradas de sistemas e servidores;
  9. Não tropeçarás nos cabos de rede;
  10. Não farás atendimento sem chamado aberto.


PS.: E se nada funcionar:  REINICIE O PC!




*Autor desconhecido!

Alexandre sexta-feira, 23 de outubro de 2015
Riscos das recargas em domicílo/local de trabalho



Vivemos numa sociedade apressada e imediatista e, como todo bom brasileiro, deixamos sempre prá última hora. Daí surgem as recargas de toner/inkjet em domicílio e, na pressa de resolvermos nosso problema, abrimos nossas portas de casa ou empresa para pessoas que não conhecemos.

Vamos falar de alguns motivos pelos quais não fazer a recarga em domicilio:

SUJEIRA:
 a sujeira provocada pela recarga de toner é terrível. O pó de toner é muito fino, é tóxico e é composto de material plástico e material magnético o que o faz aderir ainda mais aos objetos e é corrosivo, principalmente os materiais a base de borracha são facilmente danificados. Por isso traz danos à saúde e ao meio-ambiente. Já imaginou esse pó nos seus pulmões? Usamos máscaras, luvas e outros equipamentos para trabalhar com toner. Não é à toa que existem dezenas de fabricantes oferecendo equipamentos para a coleta do pó que é retirado do seu cartucho. Sim, retirado, o cartucho possui um compartimento que chamamos de "lixeira", o resíduo deixado a cada impressão é depositado ali e precisa ser esvaziado, senão ao encher e reutilizar ele não terá espaço para receber os novos resíduos fazendo-o vazar e danificar sua impressora. 


RISCOS À SUA IMPRESSORA: já parou prá pensar que a sua impressora é que será a impressora de teste? Se algo falhar e vazar o toner dentro do seu equipamento quem realizou a recarga irá fazer a manutenção gratuita do seu equipamento?


FALTA DE SEGURANÇA: Vivemos num tempo onde se gastam fortunas com equipamentos de segurança e os especialistas continuam afirmando que o ponto mais fraco da segurança é o fator humano! E eles estão certos. Provavelmente você tem na sua casa ou empresa sistemas de câmeras de vigilância, porteiro eletrônico, alarme, portões fortes, todavia, somos capazes de destrancar tudo e colocar alguém que nem conhecemos, que não sabemos o endereço, não sabemos a verdadeira identidade e índole e o colocamos em nossos lares, nosso local de trabalho por 30, 40 minutos ou mais (apenas para um cartucho).


GARANTIA: Quando recorremos à recarga em domicílio não recebemos nota fiscal e qual será a garantia? Se algo falhar e ao procurar a pessoa que fez a recarga será que você a encontrará? Se não encontrar a quem irá recorrer?

Enfim, há muitos motivos para não fazer recarga em domicílio. Eu me restringi apenas a esses.
Precisando de recarga de toner profissional fale conosco.

Alexandre
Problemas Comuns com Certificados Digitais no Windows



Alguns procedimentos devem ser observados na instalação de certificados digitais no windows para uso no Centurion e outros programas:

Certifique-se de que o seu certificado já aparece na opção conteúdo->certificados digitais no internet explorer.

Não esqueça de instalar também toda a cadeia de certificados indicada pelo emissor do seu certificado.

Se aparecer a mensagem "erro no suporte a canais seguros" verifique também no internet explorer -> opções de internet -> avançadas,
desmarque usar SSL 3.0 caso esteja marcado, marque usar SSL 2.0 e caso TLS 1.0 não esteja marcado, marque e desmarque as TLS 1.1 e 1.2

Outro erro comum é "não foi possivel estabelecer uma conexão com o servidor de revogação", neste caso abra o Internet Explorer e vá ao menu "Ferramentas" -> "Opções da Internet" clique na aba "Avançadas" desça a barra de rolagem até o fim e desmarque as opções "Verificar revogação de certificados do servidor*" "Verificar se há revogação de certificados do editor" e teste novamente para ver se o erro ainda ocorre.
Isto se deve ao fato da maioria dos programas utilizarem a api do windows para acesso ao certificado digital que é configurado dentro do internet explorer.

Alexandre
11 mitos da tecnologia


Recarregar o celular quando ainda há carga destrói a vida útil da bateria? A navegação anônima é realmente anônima? Mais megapixels significam uma câmera melhor? Confira abaixo 11 mitos bastante comuns da tecnologia e não não caia mais nessas:

1. Macs não pegam vírus
Há uma crença muito forte de que os computadores da Apple não são suscetíveis a malwares, incentivada inclusive pela própria empresa, que costumava dizer que seus PCs não eram tão vulneráveis quando os Windows. Mas não é bem assim: em 2012 um trojan afetou milhares de computadores Mac, o que causou até uma mudança na estratégia de marketing da companhia. Na dúvida, é sempre bom ficar atento e usar a internet com segurança.
2. A navegação em modo privado mantém o usuário realmente anônimo
Navegar em modo anônimo significa somente que o navegador não vai guardar o histórico de navegação, importar os favoritos ou entrar automaticamente nas contas do usuário. Apesar de evitar que outras pessoas saibam o que é acessado, o recurso não mantém a identidade oculta nos sites visitados.
3. Deixar o celular conectado ao carregador destrói a bateria
Muitas pessoas acreditam que deixar o celular conectado ao carregador mesmo depois de a bateria estar totalmente carregada pode prejudicar a vida da bateria do telefone, mas não há nenhum indício de que isso aconteça. Smartphones atuais vêm com baterias de íon-lítio, que são inteligentes o suficiente para parar de carregar quando atingem a capacidade total.
4. Carregue o celular só quando a bateria estiver quase no fim
Outro mito muito popular sobre as baterias. Na verdade, pode ser melhor ainda carregar o dispositivo antes de a bateria ser drenada totalmente. As baterias têm um número limitado de ciclos de carga antes de perderem a capacidade de reter energia. Os ciclos são definidos como o carregamento de um aparelho de 0 a 100% de sua capacidade. Por isso, não fique preocupado: carregar com um pouco de bateria evita “gastar” mais um ciclo completo.
5. Mais megapixels significam sempre uma câmera melhor
A qualidade de uma foto é determinada em grande parte pela quantidade de luz que o sensor da câmera é capaz de absorver, e não pela quantidade de pixels do dispositivo. O que realmente importa é o tamanho dos pixels, e não seu número. “ Funciona mais ou menos como segurar um dedal em uma tempestade para tentar pegar água.Quanto maior for o dedal, mais fácil é pegar mais gotas em um curto período de tempo ", explica o fotógrafo profissional Mattew Panzarino.
6. Quanto maior a resolução de tela em um smartphone, melhor
Nem sempre. Alguns especialistas afirmam que em determinado ponto, a resolução da tela simplesmente não faz diferença, já que o olho humano não consegue discernir melhorias na imagem quando ela ultrapassa 300 pixels por polegada.
7. É ruim usar o carregador do iPad no iPhone
Na verdade, este mito é um pouco mais complicado. Apesar de o site da Apple afirmar que o carregador do iPad pode servir tanto para o tablet quanto para o smartphone, há indícios de que a utilização prolongada (todos os dias por mais de um ano, no mínimo) pode tornar a bateria do iPhone menos eficiente
8. Não é bom desligar o computador todos os dias
Muita gente costuma deixar o notebook em modo de espera, para garantir que aplicativos utilizados estejam ao alcance das mãos rapidamente, mas a verdade é que é bom desligar a máquina regularmente. Fazer isso economiza energia e “dá um tempo” para os componentes do PC, contribuindo para sua longevidade.
9. Segurar um imã perto do PC vai apagar todos os seus dados
A ideia não está errada, mas seria necessário ter um imã realmente grande para acabar com o HD de um computador. Pode ficar tranqüilo: um imã de geladeira não vai causar nenhum estrago.
10. Celulares dão câncer cerebral
Quase todo mundo sabe que os telefones emitem uma radiação que pode ser absorvida pelo tecido humano, mas não há evidências conclusivas que mostram a ligação entre os aparelhos e o câncer. Veja o que o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos diz:
"Embora existam preocupações de que a radiação emitida por telefones celulares afete o cérebro e outros tecidos, até agora não há nenhuma evidência de estudos de células, animais ou seres humanos que a energia de radiofreqüência possa causar câncer".
11. Mais sinal garante uma internet mais rápida
As barras de sinal não garantem necessariamente uma boa recepção, elas apenas indicam que o usuário está perto de uma torre de celular. Outros fatores interferem na velocidade da internet, como o número de pessoas que utilizam a mesma rede, por exemplo.

via BusinessInsider

Alexandre sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Dados não gravam no Firebird com SimpleDataset no delphi 7


Se você está tendo problemas ao tentar gravar dados usando delphi 7 + dbexpress + firebird usando o componente tSimpleDataset tenha atenção para os detalhes:


  • O nome da tabela da sua consulta SQL (propriedade commandtext do dataset) faz diferenciação entre maiusculas e minusculas.  Normalmente, nome das tabelas são todas em maiúsculas.
  • Sim, deveria dar um exception avisando que a tabela não existe, mas isso não ocorre.  Para ter certeza que este é o problema trate o erro no evento OnreconcileError do tsimpledataset
Se observar esses passos não terá problema com o simpledataset que, apesar disso, ainda é um componente prático para o acesso a dados no delphi 7


Alexandre sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Parou? Melhor Trazer pra quem entende!

Quando o nosso computador pára a primeira pergunta é: O que fazer?

São muitos os que entregam seus equipamentos a curiosos e depois acabam pagando caro por isso, afinal, são horas de trabalho, arquivos, uma vida digital inteira dentro do seu equipamento.

O prejuízo provocado por curiosos vai desde conteúdo apagado (imensurável esse prejuízo) a equipamentos danificados e furtos (memória, HD, etc).

Bem, a Bugfree foi fundada em 1999, são 16 anos de experiência como empresa, mas antes disso, ganhei meu primeiro computador aos 12 anos de idade - um TK2000 Color. Se contarmos toda a experiência acumulada desde o primeiro computador já serão 32 anos de experiência!!! Uauuuu!!!  Estou mesmo velho!!!!
Algumas empresas as quais prestamos serviços são nossos clientes há mais de vinte anos, sim vinte anos de contrato, que começou comigo como autônomo e depois com a Bugfree do Brasil.

Eu poderia contar muitos casos que já presenciei de empresas e pessoas que de uma forma ou de outra foram lesadas por curiosos ou, até mesmo, malandros travestidos de técnicos, mas não quero entediá-los com isso.

Por isso, antes de levar seu equipamento a uma empresa veja se ela tem história.  Nós temos!

Abraço a todos.


Alexandre quinta-feira, 1 de outubro de 2015
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Feature Label Area